Fórum “7 Anos de CoLABs” destaca impacto e perspetivas futuras dos Laboratórios Colaborativos

Realizou-se ontem, 30 de junho, no Pavilhão do Conhecimento, o encontro “7 anos de CoLABs: impactos e perspetivas”, que reuniu decisores políticos, entidades gestoras, organismos públicos, empresas e representantes dos Laboratórios Colaborativos (CoLAB).

 O evento foi organizado pela Direção do Fórum dos CoLAB, da qual o CoLABOR faz parte.

Esta iniciativa foi uma oportunidade para dar a conhecer os produtos, serviços e soluções desenvolvidas pelos CoLAB ao longo dos últimos sete anos, evidenciando o seu contributo para a inovação, a competitividade e a sustentabilidade em diversos setores da economia.

Para além da exposição interativa com stands dos diferentes CoLAB, o encontro promoveu o diálogo e a criação de sinergias entre os vários laboratórios, reforçando a colaboração e o alinhamento estratégico entre instituições.

Durante a sessão, foram apresentados os principais indicadores de atividade e impacto dos CoLAB, e debatidas perspetivas multissetoriais sobre o seu papel no ecossistema nacional de ciência e inovação, com foco em temas como o impacto socioeconómico, a internacionalização, a competitividade empresarial, a inovação tecnológica e a sustentabilidade.

Os dois painéis da tarde contaram com a participação de empresas, parceiros e entidades gestoras, que refletiram sobre o impacto gerado até ao momento e apresentaram propostas para maximizar o contributo dos CoLAB no longo prazo, tanto na economia como na sociedade portuguesa.

O evento contou ainda com a presença do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, que fez a sessão de abertura, e do Secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, responsável pelo encerramento, tendo ambos visitado os stands e ficado a conhecer melhor a diversidade de  atividades e produtos desenvolvidos pelos CoLAB.


Próximo
Próximo

Fórum “7 anos de CoLABs: impactos e perspetivas” realiza-se a 30 de junho, em Lisboa