CoLABOR participa no 9.º Encontro Anual de Economia Política com painel sobre clima, emprego e transições (in)justas

O CoLABOR estará presente no 9.º Encontro Anual de Economia Política, que decorre no Porto, entre 29 e 31 de janeiro de 2026, subordinado ao tema “Direitos fundamentais, bem-estar e qualidade de vida”.

No âmbito deste Encontro, o CoLABOR organiza o painel “Alterações climáticas, políticas de ação climática e emprego: vulnerabilidade das profissões, desigualdades e transições (in)justas”, que terá lugar no dia 31 de janeiro, entre as 14h00 e as 15h30, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

O painel enquadra-se no projeto Climatequality, financiado pelo PlanAPP, no âmbito do programa Science4Policy (2.ª edição). Os investigadores Frederico Cantante, Tânia Almeida, Franco Tomassoni e Sara Nunes irão apresentar resultados da investigação em curso, contribuindo para o debate sobre a vulnerabilidade da economia portuguesa e dos diferentes territórios face à transição para uma economia de baixo carbono, bem como sobre os seus impactos no emprego e nas desigualdades sociais.

O 9.º Encontro Anual de Economia Política realiza-se no Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e na Católica Porto Business School da Universidade Católica Portuguesa, reunindo cientistas e profissionais de diferentes áreas disciplinares. O Encontro convida à reflexão sobre a evolução dos direitos fundamentais e a concretização dos direitos económicos, sociais, culturais e ambientais, bem como sobre as formas de intervenção económica, social, cultural e política necessárias para promover efetivamente o bem-estar e a qualidade de vida.

Esta edição do Encontro evoca ainda o cinquentenário da Constituição da República Portuguesa, aprovada em 1976, enquanto marco fundamental na consagração dos direitos, liberdades e garantias, assim como dos direitos e deveres económicos, sociais e culturais.

O Encontro Anual de Economia Política, dinamizado no âmbito da Associação Portuguesa de Economia Política, afirma-se como um espaço privilegiado de debate interdisciplinar, promovendo a articulação entre investigação académica e debate público, e contribuindo para o reforço da Economia Política enquanto abordagem plural e crítica aos desafios contemporâneos.

Consulte aqui o programa da 9.ª edição.


Próximo
Próximo

CoLABOR estuda os nómadas digitais em Portugal no âmbito do projeto europeu REMAKING