CoLABOR apresenta TEPS 2025, com destaque para os impactos desiguais da transição climática no emprego
O CoLABOR apresenta, hoje, dia 26 de novembro, nas Jornadas CoLABOR 2025, a nova edição da publicação Trabalho, Emprego e Proteção Social 2025 (TEPS 2025), um relatório anual que pretende retratar, enquadrar e relacionar as principais tendências nas áreas do trabalho, do emprego e da proteção social, contribuindo para uma reflexão informada sobre políticas públicas.
A edição deste ano dedica o seu capítulo central aos efeitos desiguais da transição climática, analisando a expressão quantitativa dos empregos verdes e castanhos em Portugal, caracterizando os respetivos perfis socioprofissionais e identificando os grupos mais vulneráveis às políticas de descarbonização e à transição para uma economia de baixo carbono.
Para além do tema em destaque, a TEPS 2025 integra mais três capítulos temáticos:
Contexto económico e mercado de trabalho
Qualidade do emprego, relações laborais e desigualdades
Proteção social
Estes capítulos abordam um conjunto alargado de temas que, em conjunto, permitem caracterizar e problematizar o quadro económico, social e político-institucional do país, oferecendo uma visão abrangente dos desafios atuais e emergentes no domínio do trabalho e do emprego.
Com esta publicação, o CoLABOR reforça o seu compromisso com a produção de conhecimento aplicado, rigoroso e relevante para o desenho, monitorização e avaliação de políticas públicas em Portugal.
Aceda à publicação aqui.